Renault 5 GT Turbo Fase 1
Renault 5 GT Turbo Fase 2
Renault 5 GT Turbo Raider/Alain Oreille

O GT Turbo fase 2…

O GT Turbo fase 2 recebeu várias alterações a nível do interior. A alcatifa passou a ser vermelha, os bancos receberam novo tecido com novas cores (preto e o tecido central com triangulos vermelhos). A consola central foi alterada e ficou mais comprida, as forras das portas e traseiras passaram a ser em tecido em vez do plástico do fase 1. Houve carros que sairam com mais equipamento, tais como luz no porta-luvas e porta bagagens.

O GT Turbo passou assim a ter uns interiores com aspecto bem mais desportivo, com um posto de condução de cores vivas, mantendo o conforto.

O Renault 5 GT Turbo fase1 era equipado com um motor referenciado como C1J C782, de 4 cilindros em linha, 1397cc e a debitar 115cv às 5750 rpm. Este motor era alimentado por um carburador de corpo simples Solex,  subalimentado por um turbo Garrett T2 e este por sua vez refrigerado por intercooler. Os 115cv eram “brutos” principalmente a partir das 3000 rpm, deixando o condutor colado ao banco, conseguindo assim demorar sensivelmente 7.8 seg dos 0-100 km/h.

O GT Turbo fase 2…

O GT Turbo fase 2 foi produzido com o mesmo motor do fase 1 (ref. C1J C788), no entanto foram implementadas algumas modificações. Foi introduzido um nova unidade de ignição (RE208 para RE209) que foi colocado numa zona à parte do motor, o que deu mais 5cv ao motor 1.4L, debitando agora 120cv às mesmas 5750rpm. O fase 2 recebeu também um novo alternador e o turbo passou a ser refrigerado a água e óleo, prolongando assim o tempo de vida do mesmo.


Descrição e valores:

Sobrealimentação: Turbocompressor Garrett T2 a fazer 0.7 bar de pressão.
Árvore de cames: 1 colocada lateralmente.
Camisas dos cilindros: Húmidas e amovíveis.
Potência específica: 82,3cv/L (fase 1) e 85,9 cv/L (fase 2).
Peso/potência: 7,2 kg/cv (fase 1) e 6,9 kg/
cv (fase 2).
Diâmetro x curso do motor (mm): 76×77.

Refrigeração: Líquida.
Lubrificação: Carter húmido.

Depósito de Óleo: 3,7 L + 0,5 L do filtro.
Capacidade depósito gasolina: 50 L (dividido em 2 compartimentos, um de 43 litros e outro de 7 litros).

Transmissão:

Modo: Força exercida às rodas da frente.
Embraiagem: Monodisco.
Caixa velocidades: 5 velocidades + marcha atrás.
Rapport final: 15/56 (0,267).

Travões

Discos dianteiros ventilados com 238mm de diâmetro e 20mm de espessura.
Discos traseiros maciços de 238mm de diâmetro e 8mm de espessura.
Limitador de travagem dianteira.
Área de travagem total: 280 cm.

Direção

A versão Alain Oreille saiu em França entre 1989 e 1991, tinha algumas diferenças face ao GT Turbo standard, mas apenas a nível estético.
Todos foram produzidos em cor azul escuro (bleu Sport – código 449) e sem faixas laterais. Os estofos passaram a ter o tecido central com triângulos azuis, as jantes eram também pintadas em azul Raider e tinham um logótipo no pilar da porta. A sigla traseira GT Turbo era de cor azul em vez de vermelho.

A versão Raider era em tudo igual à Alain Oreille, mas foi produzida especificamente para o mercado Inglês com volante do lado direito.

Foram produzidas apenas 2000 unidades.

Renault 5 GT Turbo Copa (Espanha)

O Renault 5 GT Turbo Copa aparece exclusivamente para o mercado espanhol devido à forte presença do modelo na competição.
Mecanicamente era igual ao GT Turbo standard, as diferenças surgem nos bancos, com a zona interior dos mesmos com padrão às riscas vermelhas e cinza.
No exterior, a carroçaria recebeu uns autocolantes “Turbo” nas portas frontais e no vidro traseiro. As siglas traseiras subiram para a lateral da matricula dizendo do lado esquerdo “Renault 5” e “Copa” no lado direito.

Renault 5 GTE

Para muitos desconhecido, a versão GTE surgiu como estratégia da Renault para entrar em países como Alemanha e Suiça que impuseram normas anti-poluição (veículos catalisados).
Foi aplicado um motor de injeção multiponto de 1.7L sem turbo, que debitava 95cv e 143Nm.
Este modelo recebeu os interiores e kit alargamento do GT Turbo, só era possível distinguir através das faixas laterais com lettering GTE e a sigla traseira.

Rolar para cima