Competição
Renault 5 GT Turbo Coupe
Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1984, juntamente com a restante gama Super 5, o 5 GT Turbo Coupe vem substituir a fórmula de promoção da Renault, iniciada em 1966 com o R8 Gordini. A partir da versão GT Turbo, o Coupe recebe amortecedores hidropneumáticos da marca De Carbon, molas mais duras, rollbar, banco com mais apoio, cintos de segurança de 4 pontos, pneus de corrida, escape Devil com saída lateral, embreagem específica, apoios de motor mais duros, bloqueio da portinhola do intercooler, kit de regulação da pressão de turbo, simplificação do circuito de admissão de ar e do circuito de arrefecimento, entradas de ar para arrefecimento de travões no lugar dos faróis de nevoeiro, jantes de aço e tampa nos farois. Lançado para a temporada de 1985, deu origem a disputas incríveis até 1990, quando foi substituído pelo Clio. |
Bicampeão Mundial Absoluto de Grupo N
Homologado no Grupo N, o GT Turbo não só conseguiu derrotar no Mundial carros com tração às quatro rodas como também foi o único carro de série, até à data, a impor-se numa prova pontuável!
Foi com Alain Oreille ao volante que o “pocket rocket” escreveu com letras de ouro a sua passagem pelo Mundial de Grupo N. Duas vezes vencedor do campeonato FIA de pilotos de viaturas de produção, bicampeão Mundial absoluto do Grupo N (provas como Monte Carlo, Costa do Marfim, Córsega, San Remo entre outros), RAC, etc…
Características do GT Turbo de Grupo N Campeão Mundial: 1397cc, 190cv de potência. Chassis monobloco em aço e com o peso total de 775kg.
Troféu Elf/Renault, rampas, ralis e muito mais...
O Renault 5 GT Turbo teve desde sempre uma grande proximidade com a competição, a própria Renault chegou a dar benefícios fiscais na compra, caso a finalidade fosse a competição.
O troféu mono-marca Renault 5 Elf Turbo punha os GT Turbos a andar em circuito. Esta prova existiu em vários países, entre eles Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Inglaterra entre outros…
Em França, no ano de 1988, foi realizado um campeonato intitulado de “Challenge Renault Grandes Ecoles”, que consistia em colocar alunos de escolas superiores de comércio e engenharia, ao volante de Renault 5 GT Turbo Coupe em vários circuitos.
O modelo talhou um percurso dourado em troféus, rampas, ralis nacionais, internacionais ou regionais, sendo dos veículos mais procurados para o efeito. Atualmente ainda pode ser visto com alguma regularidade em competição, seja em Legends ou Ralis Históricos, dando continuidade ao seu passado.